ADBRAVA entrega telhas e tintas

No passado dia 07 de Setembro de 2011 a ADBRAVA entregou telhas, tintas e materiais de construção a 50 famílias das 4 freguesias do Concelho da Ribeira Brava.
Este apoio está inserido no âmbito do Projecto de Recuperação Urbanística do Concelho da Ribeira Brava e procura incentivar a melhoria das condições de habitabilidade da população ribeira bravense, nomeadamente, na reparação de problemas de infiltrações, através da colocação da cobertura em habitações onde o telhado é inexistente ou se encontra em elevado estado de degradação. Posteriormente, numa segunda fase, após conclusão da obra de colocação da cobertura, as famílias beneficiarão de tinta para pintar a sua casa.
O acto de assinatura dos Contratos ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, seguido da cerimónia de entrega das guias de material.
Esta sessão contou com a presença do Presidente e do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, além da Presidente e do Vice-Presidente da ADBrava e membros da Direcção.

 

ADBrava facilita a vida dos portadores de mobilidade reduzida

A Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava ADBRAVA, no âmbito do projeto de Mobilidades / Acessibilidades entregou hoje equipamento técnico a utentes portadores de mobilidade reduzida. No total da ação desenvolvida no concelho, incluindo o apoio alimentar, contam-se mais de 90 famílias apoiadas. Nivalda Gonçalves , presidente da associação, explicou que a solidariedade das pessoas não esmorece e que, nos últimos tempos, há maior sensibilidade para estas questões. Estes equipamentos advertem de verbas que recolhemos em duas feiras que participamos: a Feira de Artesanato da Ribeira Brava e a Feira de Sabores Solidários, no Funchal, e através das contribuições de rifas. E, nesta entrega formal dos equipamentos, quisemos também enaltecer os gestos de solidariedade. As quatro cadeiras de rodas, um andarilho, uma cadeira de duche e um colchão de pressão alterna veio minimizar as dificuldades das famílias, assim como dos prestadores de cuidados. Vamos melhorar, com estes equipamentos, a qualidade de vida de seis idosos, mas continuamos com as rifas e as ações de solidariedade para angariar mais verbas. A responsável pela ADBRAVA acrescentou que, neste momento, falta apenas dar resposta a dois pedidos de camas articuladas. Equipamentos que querem adquirir através das iniciativas solidárias e de um projeto que foi aprovado pelo PRODERAM. Mas um idoso facilmente muda o seu estado de mobilidade normal para mobilidade reduzida. E, por isso, temos de estar preparados para responder agraves novas necessidades. Refira-se que o equipamento técnico, destinado unicamente a ajudar a melhorar a mobilidade dos utentes do concelho, alugado a uma empresa e disponibilizado gratuitamente e enquanto necessário.
O equipamento técnico foi obtido através de duas feiras solidarias e da venda de rifas.

"Não tenho palavras para explicar porque só eu sei o que tenho sofrido com o meu filho”, exclamou, ontem, Fátima Coito, mãe de um rapaz de 35 anos, acamado desde os 20, ao receber uma cama articulada e respectivo colchão.

O apoio decorre do projecto “Mobilidade/Acessibilidade na Ribeira Brava” da ADBRAVA, através de candidatura ao PODRAM feita pela ADRAMA - Associação de Desenvolvimento da RAM, que financiou equipamentos, num total de 87 mil euros.

Os residentes que necessitem deste ou outros equipamentos acessórios para portadores de deficiência e idosos devem contactar a ADBRAVA.

Através de um protocolo com a câmara, a ADBRAVA vai também apoiar a recuperação urbanística de 100 casas, numa primeira fase, num total de 400, com telhas e tintas, sendo esta família do Poiso uma das abrangidas.

 

Ribeira Brava assinala Dia Internacional do Idoso

No ambito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, e em comemorações do dia Internacional do Idoso (1 de Outubro), a Camara Municipal da Ribeira Brava em parceria com a ADBRAVA (Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava) promover algumas atividades com o objectivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Neste sentido no dia 1 de Outubro, a autaquia vai desenvolver varias atividades em colaboração com diversas entidades do concelho que trabalham com a população idosa, desde centros de convivio, Lares de Idosos, Centro de Saúde da Ribeira Brava, a PSP e a Paroquia da Ribeira Brava. Neste sentido, pelas 14 horas, será inaugurada a exposição de Cuidados de pessoas de 3ª Idade. ADBrava / APEL e meia-hora mais tarde realizar-se-a a palestra subordinada ao tema Idoso em Segurança com a participação de agentes da PSP. 15 horas haverá um desfile com o tema Uma nova vida, terminando o dia com uma missa, às 17h30, na Igreja Matriz. da Ribeira Brava. http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/ribeira-brava-assinala-dia-internacional-do-idoso Artigo publicado no jornal da Madeira em 17/09/2012.   

 

Recolha de bens alimentares no dia 27 e 28

A ADBRAVA – Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava, informa que no prximo fim de semana, dia 27 e 28 de Outubro de 2012 faremos uma recolha de bens alimentares, no Pingo Doce da Ribeira Brava. Estes donativos revertem para as familias mais carênciadas do concelho da Ribeira Brava, pelo que se apela e agradecemos antecipadamente a solidariedade dos madeirenses.

 

Mercado Agrícola Online

No dia 6 de Novembro realizou-se uma ação dirigido a formandas do curso de prestação de cuidados a pessoas de 3ª idade e a alguns colaboradores para explicar como utilizar o mercado agricola online, no site para venda e compra de produtos agricolas regionais. Esta ação serviu para preparar as formandas e os colaboradores a ajudar agricultores da Ribeira Brava a colocar os seus produtos a venda online. Horário de atendimento aos agricultores interessados será das 9:00 às 12:00. Aproveite esta oportunidade de divulgação e venda dos seus produtos agricolas em http://www.sra.pt/MercadoAgricola www.sra.pt .