adbrava_foto
Fotos ADBRAVA 10anos52_resize30percent
464205815_877399757917861_5706819823094844898_n
363442749_677946014362845_1930006103857809801_n
previous arrow
next arrow
Shadow

A Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava – ADBRAVA, foi constituída no dia 30 de Maio de 2009, por um conjunto de 15 sócios fundadores com o objectivo de criar uma associação de solidariedade social capaz de dar uma resposta adequada às situações de maior carência no concelho da Ribeira Brava.

ADBRAVA é uma pessoa colectiva de natureza privada e sem fins lucrativos, tendo como principais objectivos promover o desenvolvimento, a valorização e recuperação urbanística, prestar apoio e praticar acções com vista a contribuir para a melhoria do nível económico e sócio-cultural da população do concelho da Ribeira Brava.

Sócios Fundadores

Missão, Visão e Valores

MISSÃO
Promover o desenvolvimento, a valorização e recuperação urbanística, prestar apoio e praticar ações com vista a contribuir para a melhoria do nível económico e sociocultural da população do concelho da Ribeira Brava, alargado recentemente a toda a RAM.
A nossa missão é prestar apoio à população com maior carência económica, através da recuperação das suas habitações e, também, na resolução, no acompanhamento e no encaminhamento de situações com necessidades de apoio social da Ribeira Brava.
VISÃO
Ser reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social de referência na Região.
Implementar políticas e práticas de referência na qualidade e inovação das respostas sociais prestadas.
VALORES
Valorizar a Pessoa -Defender e promover os direitos humanos da terceira idade, infância, juventude e deficiência, de modo a ver cada um, como PESSOA.
Dedicar-se ao Utente – Satisfazer as necessidades e as expectativas dos nossos utentes, com competência, responsabilidade e soluções adequadas.
Ser Parceiro – Estabelecer relações de confiança de longo prazo, mutuamente benéficas com os nossos parceiros, procurando identificar e aprofundar relações de parceria que nos ajudem a concretizar os nossos objetivos.
Melhorar constantemente – Ser uma organização em constante evolução e inovação de práticas, através do envolvimento da direção, dos sócios, dos colaboradores, dos utentes, dos parceiros, dos voluntários e da comunidade;
Praticar sempre a Equidade e a Transparência em todas as nossas intervenções;
Comprometemo-nos a promover a igualdade de direitos e deveres, dos nossos colaboradores, utentes, parceiros, sócios e voluntários

Reconhecimento

A ADBrava foi reconhecida pelo seu trabalho ao longo dos 4 anos de existência pelos projectos desenvolvidos na segurança social, habitacional e comunitária.
Foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) junto do Centro de Segurança Social da Madeira, em conformidade com o disposto no Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, aprovado pelo Decreto-Lei no 1 19/83, de 25 de Fevereiro, e adaptado Região pelo Decreto Regulamentar no 3/84/M de 22 de Março, e no Regulamento aprovado pela Portaria no 96/91, de 11de Junho, da Secretaria Regional dos Assuntos Sociais.

.

Parcerias

Mensagem da Presidente

A ADBRAVA é um projeto social que criamos com muito carinho para o desenvolvimento socio económico das famílias ribeirabravenses.
Este projeto cresceu rapidamente alargando o seu âmbito da ação a diversas áreas de intervenção (idosos, crianças, deficientes, desempregados), pois tentamos ao longo dos anos dar as respostas as necessidades que nos surgiam.
Apostamos na inovação social, no espirito de abertura, nas ações de voluntariado, nas parcerias com outras entidades.
Esta associação pretende criar um ambiente acolhedor a todos os que nos procuram.
Apoie esta nossa causa!
Juntos conseguiremos desenvolver a nossa missão.

Atividades

ADBRAVA entrega telhas e tintas
No passado dia 07 de Setembro de 2011 a ADBRAVA entregou telhas, tintas e materiais de construção a 50 famílias das 4 freguesias do Concelho da Ribeira Brava.
Este apoio está inserido no âmbito do Projecto de Recuperação Urbanística do Concelho da Ribeira Brava e procura incentivar a melhoria das condições de habitabilidade da população ribeira bravense, nomeadamente, na reparação de problemas de infiltrações, através da colocação da cobertura em habitações onde o telhado é inexistente ou se encontra em elevado estado de degradação. Posteriormente, numa segunda fase, após conclusão da obra de colocação da cobertura, as famílias beneficiarão de tinta para pintar a sua casa.

ADBrava facilita a vida dos portadores de mobilidade reduzida

A ADBRAVA, no âmbito do projeto de Mobilidades / Acessibilidades entregou hoje equipamento técnico a utentes portadores de mobilidade reduzida. No total da ação desenvolvida no concelho, incluindo o apoio alimentar, contam-se mais de 90 famílias apoiadas. Nivalda Gonçalves , presidente da associação, explicou que a solidariedade das pessoas não esmorece e que, nos últimos tempos, há maior sensibilidade para estas questões. Estes equipamentos advertem de verbas que recolhemos em duas feiras que participamos: a Feira de Artesanato da Ribeira Brava e a Feira de Sabores Solidários, no Funchal, e através das contribuições de rifas. E, nesta entrega formal dos equipamentos, quisemos também enaltecer os gestos de solidariedade. As quatro cadeiras de rodas, um andarilho, uma cadeira de duche e um colchão de pressão alterna veio minimizar as dificuldades das famílias, assim como dos prestadores de cuidados. Vamos melhorar, com estes equipamentos, a qualidade de vida de seis idosos, mas continuamos com as rifas e as ações de solidariedade para angariar mais verbas. A responsável pela ADBRAVA acrescentou que, neste momento, falta apenas dar resposta a dois pedidos de camas articuladas. Equipamentos que querem adquirir através das iniciativas solidárias e de um projeto que foi aprovado pelo PRODERAM. Mas um idoso facilmente muda o seu estado de mobilidade normal para mobilidade reduzida. E, por isso, temos de estar preparados para responder agraves novas necessidades. Refira-se que o equipamento técnico, destinado unicamente a ajudar a melhorar a mobilidade dos utentes do concelho, alugado a uma empresa e disponibilizado gratuitamente e enquanto necessário.
O equipamento técnico foi obtido através de duas feiras solidarias e da venda de rifas.
“Não tenho palavras para explicar porque só eu sei o que tenho sofrido com o meu filho”, exclamou, ontem, Fátima Coito, mãe de um rapaz de 35 anos, acamado desde os 20, ao receber uma cama articulada e respectivo colchão.
O apoio decorre do projecto “Mobilidade/Acessibilidade na Ribeira Brava” da ADBRAVA, através de candidatura ao PODRAM feita pela ADRAMA – Associação de Desenvolvimento da RAM, que financiou equipamentos, num total de 87 mil euros.
Os residentes que necessitem deste ou outros equipamentos acessórios para portadores de deficiência e idosos devem contactar a ADBRAVA.
Através de um protocolo com a câmara, a ADBRAVA vai também apoiar a recuperação urbanística de 100 casas, numa primeira fase, num total de 400, com telhas e tintas, sendo esta família do Poiso uma das abrangidas.

Ribeira Brava assinala Dia Internacional do Idoso
No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, e em comemorações do dia Internacional do Idoso (1 de Outubro), a Camara Municipal da Ribeira Brava em parceria com a ADBRAVA (Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava) promover algumas atividades com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Neste sentido no dia 1 de Outubro, a autarquia vai desenvolver varias atividades em colaboração com diversas entidades do concelho que trabalham com a população idosa, desde centros de convívio, Lares de Idosos, Centro de Saúde da Ribeira Brava, a PSP e a Paroquia da Ribeira Brava.

Recolha de bens alimentares
Estes donativos revertem para as familias mais carênciadas do concelho da Ribeira Brava, pelo que se apela e agradecemos antecipadamente a solidariedade dos madeirenses.

Mercado Agrícola Online
No dia 6 de Novembro realizou-se uma ação dirigido a formandas do curso de prestação de cuidados a pessoas de 3ª idade e a alguns colaboradores para explicar como utilizar o mercado agrícola online, no site para venda e compra de produtos agrícolas regionais. Esta ação serviu para preparar as formandas e os colaboradores a ajudar agricultores da Ribeira Brava a colocar os seus produtos a venda online. Horário de atendimento aos agricultores interessados será das 9:00 às 12:00. Aproveite esta oportunidade de divulgação e venda dos seus produtos agricolas em http://www.sra.pt/MercadoAgricola www.sra.pt .

10º Aniversário

Scroll to Top