Recuperações das habitações atingidas pela Intempérie de 20 de Fevereiro de 2010
Recuperação das habitações afetadas pelo temporal de 20 de Fevereiro de 2010” – Este projeto continua a assumir uma importância fundamental no trabalho que a ADBRAVA deverá desenvolver durante o ano de 2016.
O temporal que afetou a Região Autónoma da Madeira, no dia 20 de Fevereiro de 2010, teve particular incidência no concelho da Ribeira Brava. Diversas famílias ficaram com danos bastante significativos nas suas habitações, existindo também situações em que se verificou a perda total das habitações.
A ADBRAVA está a dedicar a sua atividade na melhoria das condições de habitabilidade das casas que apresentam danos recuperáveis, deixando as situações de perda total da habitação para as entidades públicas regionais competentes.
A ADBRAVA espera poder concluir este projeto assim que seja possível intervir nas situações que ainda estão pendentes por resolver na Ribeira Brava.
Recuperação Habitacional
A reabilitação das habitações é efetuada pela ADBRAVA com a entrega de materais de construção civil, como areias, britas e cimento. Graças a este apoio e com o esforço das famílias beneficiadas que colaboram, com a sua própria mão-de-obra, a ADBRAVA consegue dar resposta a situações que necessitam de uma intervenção urgente.
Este projeto apresenta uma mais-valia para a população do Concelho da Ribeira Brava na medida em que permite melhorar as condições de habitabilidade das opopulações e recuperar o património urbanístico como forma de integração social.
Tintas & Telhas
O programa Telhas & Tintas inserido no âmbito do Projeto de Recuperação Urbanística do Concelho da Ribeira Brava procura incentivar a melhoria das condições de habitabilidade da população ribeirabravense.
Este projeto foi iniciado em Setembro de 2011, desde então já decorreram várias entregas de tintas e telhas, algumas das quais , em parceria com a ADERAM – Agência de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.
Este projeto continua a decorrer e conta com a estreita parceria da ADBrava e da CMRB. Numa primeira fase é feita a reparação de problemas de infiltrações, através da colocação da cobertura em habitações onde o telhado está inexistente ou se encontra em elevado estado de degradação. Posteriormente, numa segunda fase, procede-se a da obra de colocação da cobertura e a entrega de tintas.
Mobilidade / Acessibilidade na Ribeira Brava
O Projeto Mobilidade e Acessibilidades na Ribeira Brava tem como objetivo prestar apoio à população idosa e às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no Concelho da Ribeira Brava.
Concretamente o projeto visa complementar o acompanhamento domiciliário aos idosos e às pessoas portadoras de deficiência, através da cedência de materiais e ajudas técnicas que permitam melhorar a sua recuperação física e motora, criando melhores condições de vida a esta faixa da população.
Tele-Assistência
Este projeto é desenvolvido em parceria com a ADENORMA e visa apoiar as famílias idosas do Concelho da Ribeira através do empréstimo gratuito de um telefone tele-alarme que possui uma linha que liga diretamente aos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava.
Loja Social
O projeto consiste no recebimento e distribuição de géneros alimentícios / Vestuário pelas famílias carenciadas do concelho, obtidos de doantivos e da participação da ADBRAVA em campanhas de recolhas de alimentos, estando associado ao Programa de Emergência Alimentar (PEA).
Atrvés deste projectos é garantido o apoio alimentar às famílias visando a prevenção e reparação de situações de carência e exclusão social.
Yaro Partilha
ADBRAVA e Associação Camara de Lobos Viva juntam-se a empresa Yaro Partilha para recolher vestuário com fins solidários e de reciclagem. A Associação de Desenvolvimento Comunitário da Ribeira Brava (ADBRAVA) e a Associação Camarade Lobos Viva assinaram hoje um protocolo com a empresa Yaro Partilha que tem por objetivo a recolha de roupas para fins solidários bem como a reciclagem de vestuário que não esteja em condições de ser usado.
Rui Gouveia, em representação da ADBRAVA, explicou que a associação vai dar início a uma recolha de roupas na sede da ADBRAVA, através de um contentor disponibilizado pela Yaro Partilha tendo também dois contentores nas escolas do primeiro ciclo do Campanário e da Ribeira Brava. A grande vantagem deste projeto, na na minha opinião, é que todas aquelas roupas que não servirem para entregar com fim solidário pode ser reciclada e isso é uma grande vantagem, salientou Rui Gouveia, admitindo que futuramente o projeto pode ser alargado a outras escolas do concelho da Ribeira Brava. Por seu turno.
SAÚDE ao DOMICÍLIO




ATLs
ADBRAVA por si e por todos
A ADBRAVA- Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava iniciou dia 23 de Março um novo projeto intitulado de ‘’ ADBRAVA por si e por todos “ a pensar naqueles que, face às circunstâncias atuais, são os mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e dos doentes crónicos, residentes no concelho da Ribeira Brava. A ADBRAVA disponibiliza assim, uma equipa que fará as compras de alimentos essenciais ou medicamentos garantindo a maior segurança aos idosos e seus cuidadores.
A solidariedade e o carinho são demonstrados de uma outra forma, por força das recomendações da Direção Geral de Saúde, face ao COVID-19, que recomenda que a população fique em casa para evitar a propagação da doença.
Para tal, solicita à população que ajude na divulgação e identificação de pessoas com mais de 65 anos que não têm acesso às redes sociais e sem apoio familiar neste momento.
As pessoas devem fazer o pedido por chamada telefónica ou via e-mail. A lista de necessidades pode ser realizada através do telemóvel 962 962 518 ou através de adbrava@gmail.com de segunda a sexta- feira, entre as 10h00 e às 17h30.
“Este é mais um projeto de proximidade de apoio à população idosa, associando aos projetos que a nossa associação já possui como seja o banco de ajudas técnicas, de ajuda alimentar e apoio na melhoria das suas habitações. Tal como no 20 de Fevereiro, neste momento difícil, sentimos o dever de apoiar os idosos mais isolados e mais vulneráveis.” Nivalda Gonçalves
Nós ajudamos… só tem que FICAR EM CASA!
Bolsas de Estudo – AFAVIAS

Este é um projeto novo concebido em parceria com a empresa de construção civil AFAVIAS-Engenharia e Construções, SA, e que permite, no âmbito das actividades sociais daquela empresa, a atribuição de uma bolsa de estudos a um conjunto de estudantes seleccionados pela empresa segundo critérios em que são valoradas as carências económicas do agregado familiar em que se insere o estudante candidato. A ADBRAVA participará activamente neste projecto através da sua divulgação e recepção de candidaturas dos estudantes à bolsa de estudos atribuída pela empresa e, posteriormente, na intermediação financeira entre o donativo do AFAVIAS e a sua atribuição aos estudantes beneficiários da Bolsa de Estudos.
Recolha de Tampinhas
A ADBRAVA, está a desenvolver uma campanha de recolha de tampas de plástico com o intuito de angariar uma cadeira de rodas para pessoas com necessidades especiais.

Delegação da Liga Portuguesa contra o cancro

A ADBRAVA informa que, no âmbito da parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional da Madeira, encontra-se a funcionar na sede da ADBRAVA a Delegação Ribeira Brava. Os doentes oncológicos e familiares que necessitam de apoio poderão dirigir-se à mesma.
Sorrisos sem idade, momentos de felicidade!

A ADBRAVA desenvolve um projeto intitulado de “Sorrisos sem idade, momentos de felicidade” criado a pensar nos idosos que nesta fase de isolamento social, precisam de uma palavra e de um carinho.
A ADBRAVA fornece uma equipa/voluntários que através das chamadas telefónicas, tentará menorizar os sentimentos de solidão e tristeza.
Estes telefonemas associados ao projeto do tele-alarme, projeto da mobilidade e o projeto “ADBRAVA por si e por todos” irão ser complementares pois permite a Associação fazer o levantamento das necessidades dos idosos, ao nível dos alimentos, medicação e equipamentos técnicos necessários em cada momento.
Acreditamos numa sociedade mais inclusiva, justa e solidária que se preocupa e cuida do bem-estar dos nossos idosos.